PREVISÃO DO TEMPO NO PONTAL

.
.
ATUALIZADO EM 16/09/2008

 

:. HISTÓRICO

..O Pontal do Paranapanema, região localizada no extremo oeste paulista, constitui-se numa área de relevante interesse ecológico por possuir uma das últimas grandes florestas do interior do estado de São Paulo, o Parque Estadual Morro do Diabo, e dois grandes rios, o Paraná e o Paranapanema.

..Há mais de 30 anos esta região atrai a atenção de cientistas e pesquisadores, que para cá se dirigem com o objetivo de estudar sua fauna e flora. E há mais de 15 anos o Parque Estadual Morro do Diabo e a Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, situada no rio Paraná, tornaram-se locais muito procurados por visitantes da própria região e de regiões vizinhas.

..Objetivando maior divulgação das atividades educacionais e recreativas existentes no Pontal do Paranapanema, bem como de suas belezas naturais, um grupo de professores e geógrafos criou no final de 2002 o PROJETO PONTAL ECOLÓGICO.

..Além de maior divulgação das potencialidades desta região a intenção em criar um projeto de caráter educacional e recreativo levou em conta a preocupação com a forma como o Pontal do Paranapanema era explorada por professores e estudantes até então. Isto é, poucos eram (e ainda são) os grupos escolares que visitavam a região para aproveitar todas as potencialidades oferecidas por ela no aprofundamento de conceitos estudados anteriormente em disciplinas, como geografia, ciências, biologia, história, física, química e matemática.

..Idealizado pelos geógrafos e professores Cláudio Souza e Ronaldo Ciciliato, atuantes em atividades ambientais há 18 anos na região paulista do Pontal do Paranapanema, o PROJETO PONTAL ECOLÓGICO busca a compreensão do meio ambiente a partir da ação antrópica, envolvendo para isso diversas áreas do conhecimento, como biologia, geografia, ecologia, história, geologia, antropologia, sociologia, matemática, além de tópicos relacionados à produção e distribuição de energia elétrica, conservação e preservação dos recursos naturais e impactos sócio-ambientais.

..A proposta do PROJETO PONTAL ECOLÓGICO é multidisciplinar, abrangendo diversas áreas de interesse ambiental e estimulando o visitante a construir conhecimento a partir de suas próprias experiências.

..O PROJETO PONTAL ECOLÓGICO é destinado ao atendimento de público escolar (ensinos fundamental e médio), universitário, agências de turismo e demais grupos organizados, oferecendo todos os serviços necessários ao conforto dos visitantes como: alojamento, refeições, acompanhamento de monitores, passeios pelo rio Paranapanema, entre outros itens.

Cláudio Souza: Atuou como monitor do Programa de Educação Ambiental e Visitação Pública do Parque Estadual Morro do Diabo entre janeiro de 1992 e dezembro de 1996 e entre janeiro de 1998 e dezembro de 1999. Atualmente, é professor de Ensino Fundamental, Médio, Técnico e de Curso Pré-Vestibular em Teodoro Sampaio – SP, geógrafo e coordenador geral do Projeto Pontal Ecológico.

Ronaldo Ciciliato: Promoveu diversas excursões escolares ao Parque Estadual Morro do Diabo e ao Pontal do Paranapanema a partir de 1986. Atualmente, é professor de Ensino Médio e de Curso Pré-Vestibular em Assis e Marília – SP, Londrina – PR e divulgador do Projeto Pontal Ecológico.

 

© Copyright - www.pontalecologico.com
- Todos os direitos reservados -

:. design by Willian P. Juhas