PREVISÃO DO TEMPO NO PONTAL

.
.
ATUALIZADO EM 16/09/2008

 

:. ROTEIROS

ROTEIRO MORRO (PPE-1)
Parque Estadual Morro do Diabo

DURAÇÃO: 01 dia (08 horas de atividades)
INCLUI: 01 café da manhã, 01 almoço, acompanhamento de monitores, 01 kit Pontal Ecológico (01 camiseta, 02 adesivos, 01 button, 01 chaveiro, 01 folder) e 01 certificado.

...Neste roteiro básico, o visitante terá a oportunidade de conhecer duas áreas do Parque Estadual Morro do Diabo, mantido pelo Instituto Florestal – IF, órgão da Secretaria Estadual de Meio Ambiente – SMA. O Parque Estadual Morro do Diabo é um dos maiores parques florestais do estado de São Paulo, sendo o maior em área de toda a região do oeste paulista.

...No período da manhã, ocorre a visita ao Morro do Diabo, localizado no centro do Parque, às margens da SP-613 / Rodovia Arlindo Bétio. Após percorrer a Trilha do Morro do Diabo, uma trilha com 1.240 m. de extensão que liga o portão de entrada na base do morro ao seu topo, atravessando a floresta tropical latifoliada semidecídua e afloramentos rochosos, o visitante se encantará com a bela paisagem avistada. Ainda no topo do morro, há um local para descanso e mais duas trilhas pequenas, com 100 m. e 200 m., respectivamente, que levam aos outros lados do morro, de onde é possível se avistar toda a região de entorno. Na trilha maior que leva ao lado norte, o visitante encontra um marco geodésico que indica o ponto mais alto do Morro do Diabo (200 metros de altura e 600 metros de altitude).

...Trilhas com pequena ou média dificuldade de caminhada e com possibilidade de avistar animais.

...No período da tarde, ocorre a vista a Sede do Parque, localizada em uma área no extremo sudeste do Parque Estadual, junto ao rio Paranapanema, na divisa dos Estados de São Paulo e Paraná. Na Sede, o visitante conhece o Centro de Visitantes, onde assiste a uma palestra, acompanhada da projeção de slides, sobre a história do parque.

...A palestra é realizada no auditório. Ainda no Centro de Visitantes, o visitante conhece um museu ecológico onde estão expostos animais empalhados, maquetes, mapas, fotografias de animais do parque, objetos de cerâmica indígena de mais de 200 anos, etc.

...Após a visita ao Centro de Visitantes, o visitante percorre duas trilhas. São elas:

• Trilha do Arboreto: Localizada na sede de parque, com 120 m. de extensão, esta trilha atravessa um arboreto (bosque), no qual o visitante conhece diferentes espécies de árvores.

Trilha sem dificuldade de caminhada e com possibilidade de avistar pequenos animais.

• Trilha da Lagoa Verde: Localizada na sede de parque, com cerca de 500 m. de extensão, esta trilha atravessa parte da floresta tropical latifoliada semidecídua, característica do parque, no qual o visitante conhece a Lagoa Verde, um pequeno curso d`água coberto por rica vegetação em determinado período do ano. Além da Lagoa Verde, a trilha possui outros atrativos como uma árvore Pau d`Alho oca, o que permite que o visitante adentre em seu interior; um enorme formigueiro; grandes cipós; painéis explicativos sobre ciclagem da água e ciclagem dos nutrientes, etc.

Trilha sem dificuldade de caminhada e com possibilidade de avistar animais.

ROTEIRO SIMPLIFICADO

- Chegada ao Pontal do Paranapanema
- Recepção do grupo pela equipe do Projeto Pontal Ecológico
- Café da manhã
- Visita a Trilha do Morro do Diabo
- Almoço
- Visita a sede do Parque Estadual Morro do Diabo
- Palestra e projeção de slides sobre o Parque
- Visita ao Museu
- Visita a Trilha da Lagoa Verde
- Visita a Trilha do Arboreto
- Entrega dos certificados e do kit Pontal Ecológico
- Retorno para a cidade de origem

- CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS DESSE ROTEIRO -

 

© Copyright - www.pontalecologico.com
- Todos os direitos reservados -

:. design by Willian P. Juhas