PREVISÃO DO TEMPO NO PONTAL

.
.
ATUALIZADO EM 16/09/2008

 

:. ROTEIROS

ROTEIRO TERRA (PPE-2 / C)
Parque Estadual Morro do Diabo
Acampamento e Assentamento Rural

DURAÇÃO: 02 dias (20 horas de atividades)
INCLUI: 02 cafés da manhã, 02 almoços, 01 jantar, 01 pernoite, acompanhamento de monitores, 01 kit Pontal Ecológico (01 camiseta, 02 adesivos, 01 button, 01 chaveiro, 01 folder) e 01 certificado.

.....Neste roteiro, além de visitar um patrimônio natural, o Parque Estadual Morro do Diabo, o visitante terá a oportunidade de conhecer uma característica marcante do Pontal do Paranapanema nas ultimas duas décadas, a luta pela reforma agrária, através da visita a um acampamento rural e a um dos vários assentamentos rurais instalados na região.

.....No primeiro dia, o visitante conhecerá os atrativos do Parque. No período da manhã, ocorre a visita ao Morro do Diabo e à tarde, ocorre a visita a Sede do Parque, na qual o visitante conhece o Centro de Visitantes e as Trilhas.do Arboreto e da Lagoa Verde, tal como a visita do Roteiro Morro (PPE-1).

.....Neste dia também, mas no período da noite, o visitante que ainda tiver energia, poderá encarar a Trilha Noturna, um emocionante passeio próximo a Hospedaria, na busca de avistar animais notívagos (de hábitos noturnos).

.....No segundo dia, durante o período da manhã, ocorre a visita a um acampamento rural instalado em alguma rodovia ou fazenda da região. Neste local, o visitante poderá conhecer um pouco mais sobre a luta pela reforma agrária ao entrar em contato com membros do movimento social dos trabalhadores rurais sem terra. Geralmente, as lideranças do movimento proferem uma rápida palestra sobre o histórico da luta pela terra e do acampamento visitado e, depois, convidam os visitantes para adentrarem alguns dos barracos montados naquele local. A visita poderá ocorrer em acampamentos do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, do MAST – Movimento dos Agricultores Sem Terra, do Grupo Esperança Viva, do Movimento Terra Brasil ou de qualquer outro grupo que esteja atuando na região no momento de sua visita ao Pontal do Paranapanema. Para os grupos de visitantes que queiram vivenciar o cotidiano de um acampamento rural, é possível pernoitar no acampamento visitado, após autorização das lideranças.

.....No período da tarde, a visita acontece em um dos vários assentamentos rurais instalados por todo o Pontal. Em geral, são realizadas visitas a um ou mais lotes rurais localizados nos Assentamentos Ribeirão Bonito (próximo ao Parque Estadual Morro do Diabo), Gleba XV de Novembro (um dos maiores assentamentos do Brasil, distribuído entre os municípios de Rosana e Euclides da Cunha Paulista), Che Guevara e São Bento (estes dois últimos estão instalados no município de Mirante do Paranapanema).

.....Durante a visita, é possível ouvir dos próprios assentados um pouco da história da luta pela terra, além de conferir como funciona uma pequena propriedade rural. Um dos lotes rurais mais visitados é o pertencente à família Degasperi, no Assentamento Che Guevara. Entre outros produtos, o que ganha destaque nessa pequena propriedade é a produção de buchas naturais, chamadas “Eco – Buchas”, além de tapetes e buchas especiais, em formato de animais silvestres da região.

ROTEIRO SIMPLIFICADO

Primeiro Dia
- Chegada ao Pontal do Paranapanema
- Recepção do grupo pela equipe do Projeto Pontal Ecológico
- Alojamento do grupo
- Café da manhã
- Visita a Trilha do Morro do Diabo
- Almoço
- Visita a sede do Parque Estadual Morro do Diabo
- Palestra e projeção de slides sobre o Parque
- Visita ao Museu
- Visita a Trilha da Lagoa Verde
- Visita a Trilha do Arboreto
- Jantar
- Passeio Noturno

Segundo Dia
- Café da manhã
- Visita a um Acampamento Rural
- Almoço
- Visita a um Assentamento Rural
- Entrega dos certificados e do kit Pontal Ecológico
- Retorno para a cidade de origem

- CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS DESSE ROTEIRO -

 

© Copyright - www.pontalecologico.com
- Todos os direitos reservados -

:. design by Willian P. Juhas